4 de dez de 2010

Autora

fificat SD
Eu já fui um SD (super deformer)

Nasci em 10 de Setembro de 1980, em Curitiba - Paraná e chovia pra caramba. Minha mãe me deu o nome de Vanessa Aurora Novak, porque nasci às 00:10, na aurora de outro dia (poético, não?).

Na internet sou conhecida por Fificat, graças à minha personagem que é meu auter ego.

fificat
clique na imagem para ampliar

Minha história com desenhos começa desde cedo, quando eu tinha uns 7 anos e ganhei de presente uma revista Alegria e Compania que ensinava a desenhar histórias em quadrinhos. A partir daí fiquei animada
e comecei a inventar minhas próprias histórias e personagens.

Alguém lembra dessa revista? Era super legal!

Mas eu tinha um probleminha: aos 3 anos eu tive reumatismo e isso afetou minhas mãos e minha coordenação motora. Eu tinha uma letra horrível (e não era por relaxo, sempre fui muito caprichosa), e meus desenhos saiam super tremidos. Foi uma grande luta superar isso para correr atrás e conseguir desenhar como eu desenho hoje, e olha que eu tenho MUITO pra melhorar!

Essa é minha mão, as duas são assim, não abrem mesmo

Não tenho praticamente nada dos desenhos que eu fazia quando era pequena. Minha mãe não gostava que eu acumulasse papel (e já era difícil eu conseguir algum pra desenhar naquela época!), e quando eu enchia minha gaveta de desenhos, ela ia lá e juntava tudo e jogava fora. Pendurar na parede então, nem pensar! Ela mandava eu tirar tudo!

Desde pequena sempre adorei inventar histórias, e já tive personagens como as letras J e G (na época que eu não desenhava quase nada por conta do meu reumatismo no sangue), a gatinha Mimi (que no futuro ia virar a Fifi), fazia quadrinhos de desenhos que eu via na tv e gostava, de revistinhas que eu lia, enfim, adorava criar.

Eu tinha uma mania de querer fazer meus personagens serem "pegáveis". Quando eu ganhei um jogo de Lego do meu avó, comecei a montar direto todos meus personagens e ficava horas brincando e inventando histórias com eles.

Com a Fifi não foi diferente, quando ganhei uma canguru (hahaha!) recheada de bolinha de isopor pensei: Pronto, vai ser ela! (pena que eu não tenha mais a canguru). Já fiz Fifis de bolinha de gude com durepox, de biscuit...

Algumas Fifis que eu fiz

Na adolescência ao invés de sair por aí curtindo a vida preferia ficar em casa desenhando, pintando camisetas e fazendo cartazes com meus personagens, usando tinta de tecido e canetinhas.

Minha primeira camiseta, tive que fazer umas gambiarras
 pra apagar umas letras que já existiam antes, haha!

Poster que eu fiz no parte de trás de um velho calendário

Mais tarde comecei a fazer desenhos para casa de festas, pintar paredes e muros, fazer decorações para sala de aula, algumas ilustrações para um livro para deficientes auditivos e com isso eu paguei meu curso de quadrinhos que eu fiz em Curitiba, por uns 3 anos.

Desenho que pintei na parede do quarto da 
minha irmã,  acho que a parede nem existe mais, 
nos mudamos dali faz tempo =[

Em 2000 passei num concurso para professora em São José dos Pinhais e comecei a trabalhar, mesmo não sendo meu sonho, mas minha família passava por dificuldades e então não tive escolha.

Em 2001 comecei minha faculdade de Artes, e lá conheci meu namorido, que também desenha, aliás, muito melhor do que eu, o Cristiano (ele tem uma galeria de desenhos no Deviantart, confira aqui .

Eu e meu namorido Cris

Tá, e a Fifi? Bom, a Fifi passou por várias fases desde que eu era pequena, tenho até uma linha do tempo para mostrar isso (tá meio desatualizada, mas já dá pra vocês terem uma noção)


Bom e hoje estou eu aqui fazendo esse blog (já tive vários! hehe). Espero que você goste!

2 comentários:

  1. Muito bacana acompanhar a evolução da sua personagem! Não sabia que ela existia há tanto tempo. Bacanas também as tentativas de fazer um 'merchandising' artesanal da turma, como os pôsteres. E você evoluiu PRA CARAMBA entre 1997 e 1999, parabéns!...

    ResponderExcluir
  2. Pois é, eu já tentei de tudo mesmo, haha! Acho que essa época foi a que eu mais evolui, eu desenhava pra caramba, todo dia praticamente!

    Obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Os comentários deste blog são moderados.
Não serão publicados comentários:

-com propagandas (spam);
-com palavrões ou ofensas a autora desse blog ou a qualquer pessoa.

Se quiser usar alguma imagem ou texto desse blog entre em Contato pedindo autorização.